Política não serve para nada!

Analise o gráfico abaixo:



Dê um palpite: Qual motivo fez com que a projeção do crescimento econômico brasileiro encolhesse 1,1% em 133 dias?

Se você arriscou em instabilidade política, ou algo relacionado, parabéns. Você acertou!

Um dos fatores que contribuem para o crescimento é um ambiente estável politicamente, no qual previsibilidade sobre diretrizes e decisões contribuem para o planejamento de investimento privado e público.

No Brasil, o Governo busca um ajuste fiscal controlando seus gastos e busca também proporcionar um ambiente econômico favorável ao investimento privado através da PEC da reforma da previdência, e a discussão sobre uma reforma tributária.

Entretanto, a instabilidade política e a falta de articulação por parte do governo Bolsonaro, faz com que o setor privado aguarde sinais mais concretos de que as fundações sobre as quais os investimentos se edificarão estão firmes.

Eis aqui o ponto que desejo salientar: uma boa articulação política é fundamental para a saúde econômica do país. Dilma não tinha uma boa articulação, Bolsonaro também não tem. As sucessivas derrotas do Poder Executivo no congresso, explicitam que Bolsonaro e sua equipe não sabem dialogar.

A separação dos poderes tem como premissa a harmonia entre eles. E entre Legislativo e Executivo, o lubrificante sempre foi uma boa conversa, que culmine com a sinalização de ambas as partes no sentido de cooperação, ou seja, um ajuda o outro no que é possível. Mas o presidente parece ser a criança que é a dona da bola na rua, e ao não ser escolhido primeiro, põe a bola embaixo do braço e volta pra casa. Assim ninguém joga.

Não perceber que a articulação política é fundamental para a retomada do crescimento, geração de empregos e estabilidade macroeconômica não é apenas um detalhe, é a prova cabal da afirmação do próprio presidente Jair Bolsonaro "Eu não nasci para ser presidente."


17 comentários:

  1. Excelente! Realmente, Bolsonaro nunca foi presidente de nada...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Escrevendo assim faz politica parecer simples.

    ResponderExcluir
  3. Excelente Lorenzo, uma bela reflexão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo retorno! Vamos continuar falando de política!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Muito obrigado, Renato! O Blog visa ser um espaço democrático pra discutir estas questões! Forte abraço!

      Excluir
  5. É esse tipo de notícia que devia culminar nos almoços de domingo em família! ��

    ResponderExcluir
  6. Instabilidade! Eis a questão! Vivemos de retroalimentacao criada por um sistema falido, duvidoso e instável! Como criar estabilidade política? Talvez reforma política? Reforma tributária? Onde está o erro, em nós ou no sistema? Nosso país sofre com instituições fracas, sim, fracas, a sociedade não tem respaldo político, pois a grande maioria é avessa à política, somente com a participação ativa da grande massa populacional teremos estabilidade, investimentos concretos em educação! No entanto estabilidade em um cenário caótico como o nosso Brasil, talvez, ocorra quando o caos se instalar de fato, pois com o caos possa vir a harmonia entre as instituições estáveis que se julgam instáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A participação popular efetiva é fundamental para consolidação democrática. Mas não vejo nosso sistema como "falido, duvidoso e instável", conquistamos muitos direitos sociais desde 1988, o que julgo que deveria ser a agenda de hoje é a discussão sobre reforma política, em especial, o financiamento de campanha.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.